*Texto revisado e atualizado à época em que foi escrito (2005)
Eis aqui a tradução porca que fiz do manual(que estava em Espanhol):
"A casa de detenção de segurança máxima , mantem encarcerado um preso muito
peculiar; trata-se
de Kid Saguf, mais conhecido como Dustin, o ladrão de jóias e obras de arte mais
famoso de seu tempo,
que finalmente depois de muitos anos de perseguições policias , foi capturado.
Toda a preocupação dos policiais está voltada em evitar que Dustin possa
escapar.
Por essa razão, todo centro penitenciário foi monitorado para que nada escape do
controle
do Diretor.
Kid Saguf esteve durante meses analisando horários , memorizando o funcionamento
interno do centro e já tem seu
plano para conseguir de novo as manchetes de todos os jornais.
Para não se arriscar a cometer um equívoco, ele escreve o planejamento
completo em um caderno a que tivemos acesso
e aqui revelaremos suas informações mais interessantes:
O PLANO DE FUGA
Dustin sabe que para sair da cadeia, irá precisar de vários objetos,
e também analisa os seus companheiros de cárcere que convivem com ele
diariamente na prisão,chegando finalmente às seguintes conclusões :
1. Existem personagens que se enquadram em dois tipos de categorias :
(1) Policiais
(2) Outros presos, cozinheiro e o mago do bosque
Os primeiros não nos fornecerão objetos de forma fácil, assim,
para consegui-los, somente golpeando-os numa briga. O segundo é composto por
pessoas que lhe entregam objetos se os trocar por :
- Tabaco, Whisky ou dinheiro.
2. Existem quatro coisas muito interessantes para poder finalizar a missão :
(sim com minha experiência no jogo, vi que tinha que inserir mais um objeto nessa seção [originalmente eram 3])
- Osso
- Molho de chaves
- Antídoto
- Estátua sagrada
3. Para se defender dos policiais existem dois grupos de armas:
Umas que os policiais possuem e outras que estão com os presos.
POLICIAIS :
Revólver , Porrete, Colete a prova de balas
PRESOS :
Martelo, explosivos, isqueiro.
4. Só pode escapar quando o alerta está verde.
Só pode carregar consigo 8 itens do inventário
Se lhe capturam , lhe prendem novamente e tomam todas as suas armas, mas não
tomam os seus objetos.
O complexo penitenciário está dividido em áreas separadas por um pátio , não
pode passar pela porta da saída sem as chaves.
Ao escapar deves dirigir-se a um lugar onde se encontra um barco, atravessando
o bosque e entregando a estátua ao mago.
O horário começa as 9 horas e tens até as 12 horas para escapar.
Chaves e cartões são ferramentas muito úteis se desejas ter sucesso na missão.
5.Os sistemas de combate estão baseados na utilização dos objetos. Podes brigar
socando, atirando, usando porrete , dando marteladas, etc."
Esse manual por si já diz muito sobre o jogo. Mas como analista de jogos, minha tarefa
vai além de ficar mostrando apenas o que o jogo tem de bom. O jogo tem seus defeitos, como a jogabilidade, por exemplo.
Esse é um dos primeiros programas da Dinamic que já em seus primórdios mostra
uma qualidade indiscutível, embora muito criticada pelo nível de dificuldade
dos seus jogos , ela produziu obras muito boas que não consistiam nas simples
decorebas platafórmicas , indo além , fazendo o jogador usar a cabeça
para se safar de determinadas situações. A empresa foi muito criticada na época
pela imprensa inglesa que dizia que seus jogos pecavam pela "pouca jogabilidade"
Realmente Dustin tem a jogabilidade truncada,e é proposital, porque o foco principal se concentra na estratégia utilizada na elaboração da fuga utilizando também elementos de jogos de ação (arcade).
Seu objetivo nesse jogo é fugir da cadeia. Você é o prisioneiro que dá título ao
jogo.
Vasculhando a penitenciária vc encontra guardas , prisioneiros, cozinheiros e
todo o ambiente do complexo penitenciário, tal como os prisioneiros e sua estrutura física.
O gráfico é muito bom, mas a animação peca em alguns momentos, como, por exemplo, quando você atira. O sistema é bem rudimentar. Desconfio que a ilustração da tela de abertura do jogo tenha sido feita por algum artista convidado somente com essa função.
Como diz o manual, você precisa interagir com os outros personagens para conseguir fugir. Você começa na cela sem nenhum item disponível no seu inventário. Os presos e cozinheiros só lhe fornecem objetos se você tiver algo pra trocar com eles (geralmente cigarros, whisky e dinheiro). Sem objetos você não consegue resolver o quebra-cabeças necessário pra sair da ilha. Ou seja, você não tem outra saída no começo a não ser sair na porrada com os guardas do presídio.
Quando você estiver na cadeia, se não derrubar nenhum guarda eles não fazem nada
contigo te deixam a liberdade de ir e vir, e a partir do momento que entra em
combate com um , todos ficam alertas e farão de tudo para dificultar ao máximo a sua fuga. Derrubando os guardas tu encontras vários itens.
Alguns deles , como cigarro, whisky e as chaves são úteis para sua fuga. Outros como armas e coletes à prova de bala,são úteis na hora de um confronto com a polícia.
E ainda há um terceiro grupo de itens que lhe será útil ao sair do presídio e encontrar a selva fechada. São eles o antídoto, para que passes pela serpente sem perder energia e o osso, para que passes pela pantera sem ser atingido.
Os itens interagem com suas ações, por exemplo:
Se derrubares um policial
armado, podes usar a arma dele pra atirar nos outros guardas, se tens a chave
abre a porta, etc, etc.
O mais difícil na fuga não é tentar escapar dos guardas que não param de atirar em você quando chegas ao lado de fora da penitenciária, e sim, sair da intrincada selva que há na ilha. A selva tem cobras, panteras e canibais correndo com suas lanças pra todos os lados , e se encostar neles ,perdes energia , e se tiver pouca energia acaba perdendo uma vida.E aí recomeça tudo de novo, dentro da mesma cela.
Contudo,a maior chance é a de se perder na selva que contem um engenhoso
labirinto e pra achar a saída só decorando o caminho nos mínimos detalhes ou
elaborando um mapa que lhe sirva de base, num papel. Tens ainda que recompensar o feiticeiro da ilha com um algum objeto de valor pra que ele troque-o pela estátua que você deve entregar ao mago do bosque caso consigas sobreviver à selva.
Dustin foi capturado em flagrante nessa vida de crimes. E agora está encarcerado na prisão de segurança máxima WASDRAS.Nesse arcade-adventure cabe a você tirá-lo de lá dentro de 3 horas. Arranjando briga com os guardas ou passar muito tempo em áreas restritas ao norte resulta numa punição de 20 minutos e és enviado de volta à cela.
A tarefa envolve evitar os guardas e a manipulação de objetos de valor.A penitenciária é dividida em 3 corredores horizontais. Cada uma delas com muitas celas contendo prisioneiros.O jogador muitas vezes poderá trocar objetos com esses prisioneiros ou simplesmente espancá-los em seu lugar. Uma vez fora , você pode escapar com segurança atravessando uma vala e logo após um terreno selvagem. O jogo ocorre em uma perspectiva 3d enquanto o exterior ocorre em céu aberto.