Esse blog é melhor visualizado nos navegadores Internet Explorer e Firefox
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: FALE CONOSCO

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL

Jogos Aleatórios

FALE CONOSCO


Todas as dúvidas/críticas e sugestões serão consideradas nesse espaço, podendo até mesmo ser respondidas.
Aqui também serão publicados os comentários feitos a respeito das análises dos jogos.

Clique aqui para acessar às mensagens respondidas.

Nome
E-mail
Mensagem
Sexo masculinofeminino



http://www.linkws.com






#19
Olá, João. Infelizmente, não sei a resposta para a sua dúvida, no entanto estou publicando-a aqui para que outros usuários que acessam nosso site possam entrar em contato contigo para sanar essa questão! Abraços. Espero, de alguma forma, tê-lo ajudado.

#18
Olá, Crystiane. Desculpe a demora na minha resposta.

Se o seu emulador é o BLUEMSX, não precisa do jogo alterado com vidas infinitas. Faça o seguinte: carregue o jogo no emulador, e depois na aba "Ferramentas", vá na última opção , "Trainer", lá vai abrir uma caixa de diálogo pedindo pra clicar num ícone de uma pasta. Ao clicar nele, vai abrir uma outra caixa de diálogo, mostrando quatro pastas: "coleco", "msx", "sega", "svi".

Clique na pasta do "msx" e dentro dela escolha o jogo. Ao escolher o jogo vai mostrar que opções você quer: "invencibilidade", "todas as chaves", etc.

Escolha a(s) opção(ões) e depois clique em "Executar". O jogo vai rodar com os cheats escolhidos.

Espero tê-la ajudado.

#17
Olá, Arnaldo. Boa noite. Muito estranhos esses defeitos.

Podia perguntar se é algum vírus no computador, mas não faz sentido isso se o problema ocorre só no emulador. Provavelmente o problema é no emulador. Tente desinstalá-lo e instalá-lo novamente, pode ser que o problema seja resolvido. Abraços.
#16
Olá, Arnaldo. Boa noite.

Cara, até eu fiquei bolado com o seu problema.Vou tentar ir direto ao ponto, que pelo que entendi os jogos em .DSK, não rodam, não é? Vou falar de jogos exclusivamente em .DSK, mostrando exatamente como eu faço em casa. Vi que o link que você passou parece ensinar apenas a rodar jogos com a extensão ROM. A extensão .ROM é uma exceção porque ela inicia o emulador sozinho. Vou dar um passo a passo com fotos, porque estou mesmo na intenção de ajudar. Depois você me dá um retorno dizendo se funcionou ou não.

AH: PS: O BlueMSX, se não estou muito errado, não suporta jogos no formato real do MSX. Por exemplo se você tem um drive de disquetes no PC e tenta emular diretamente o formato físico exato de como roda no MSX, não irá funcionar no emulador. Funciona em outros emuladores de MSX e não no BlueMSX. Então vou começar com um print screen da minha pasta de emuladores. Dentro dela, além de vários consoles diferentes, há o MSX também, veja:





Dentro da pasta "MSX" tenho pastas com os formatos CAS e ROMs, porque o diretório do BLUEMSX , uma vez definidas as pastas nessa organização, já as abre automaticamente pra mim, pra cada mídia diferente de jogo que eu precisar abrir.Não ligue pra essa pasta "Formato de Disquete de MSX REAL", que são uns arquivos originais que as vezes uso pra converter pra emulação , usando um programa de um alemão, e o programa se chama DISK-MANAGER.

Bem, agora vamos a um tutorial bem explicado de como rodar jogos nesse formato .DSK. Abra o emulador. E não arraste o jogo em cima do mesmo porque somente o formato ROM inicia a emulação automaticamente. As imagens virtuais de fita cassete e disquete não abrem dessa forma.



Nessa aba "Arquivo", selecione "Disco Drive A" e na aba que abrir ao lado, "Inserir".
No meu caso, como na primeira vez que abri o emulador já procurei o diretório .DSK pra ele, não preciso procurar mais, ele sempre vai abrir o diretório automaticamente, como na imagem abaixo.



Nesse caso específico, eu vou escolher uma imagem de disco que eu criei com o Disk Manager, chamada de "Disco Virgem", pra demonstrar como carregar disquetes que não tem AUTOEXEC.BAS embutido, fazendo com que o usuário tenha que carregar o jogo manualmente. Fiz um programa de 3 linhas chamado "Jogo".
Okay, após escolher "Disco Virgem" aperte o botão redondo maior no canto superior esquerdo do emulador que inicia a emulação.

Vai carregar o BASIC, e nessa tela abaixo, digita FILES e depois pressione ENTER.



Depois que pressionar ENTER, vai ser lhe mostrado todo o conteúdo do disquete, no caso achou lá: "JOGO.BAS". Pra carregar o jogo, vai necessitar do comando: RUN "JOGO.BAS".
E dê ENTER novamente. Após, deve haver um rápido carregamento do jogo. Nesse caso, vai carregar o programa que eu criei pra esse tutorial.



Espero tê-lo ajudado. Siga esse passo-a-passo. PS: Se o disquete já tiver um autoexecutável embutido, não precisa fazer a inserção manual do comando, o carregamento é automático. Quer dizer, não vai carregar automaticamente como o formato ROM. Depois de selecionado o jogo nesse caso, clique no botão redondo maior, mais à esquerda, para que ele inicie a emulação.

PS: As screenshots aparecem no tamanho original se você clicar em cima delas.Abraço. Me dê um retorno, caso tenha dado certo ou não.

#15
Olá, Arnaldo. Boa tarde.
Não sei onde você viu esses tutoriais, mas essa informação realmente não procede. Nem em emuladores de videogames é só arrastar em cima da pasta para rodar.
É o seguinte: Para rodar jogos no BlueMSX é bom criar pastas em algum diretório que seja fácil pra você, tipo dentro de "Meus Documentos", ou ter uma pasta de Emuladores e Roms pra deixar as coisas mais organizadas.
Eu faço assim: tenho uma pasta de .ROM .DSK e .CAS e envio os jogos baixados pro formato específico descrito nessas pastas. Depois, ao abrir o BlueMSX ele abre uma caixa de diálogo com a opção dessas mídias é só escolher a correta.

Basicamente eu clico na 'guia' "Arquivo" e ele abre uma aba extensa mostrando as opções "Inserir Cartucho Slot 1/2", "Inserir Disco Drive 1/2", e o mesmo pra fita cassete.

No seu caso tem que escolher a opção de disquete, ir na pasta .DSK que você criou e escolher o jogo.

Porém, vale lembrar que alguns disquetes ou imagens de disco no nosso caso, não tem um autoexecutável inserido de forma que tem que inserir o comando FILES pra ver o conteúdo e depois um comando, geralmente RUN"NOMEDOJOGO.BAS", como está melhor descrito aqui: Mídias Suportadas pelo MSX.

Espero tê-lo ajudado e esclarecido sua dúvida :D
#14
Pois é, Claudineia. Pesquisas são manipuladas, sempre. Não tenha dúvidas. Ou são compradas por partidos e isso vem a tona depois, ou , são manipuladas pelos veículos que as encomendam, por ex: Globo, Record, IstoÉ, seja quem for. Lembra o que aconteceu em 2012 nas eleições de SP ? Todas as pesquisas diziam que Celso Russomano seria eleito no primeiro turno. A mídia falou ostensivamente nisso, foi publicado em trocentos veículos, como sendo verdade. O que se deu no final? Celso Russomano sequer foi ao segundo turno. Quanto ao PSDB: é um partido parasita, tinha um plano de ficar eternamente no poder e pra isso comprou deputados com a emenda da reeleição, fora outros casos de corrupção que foram abafados pelo procurador geral da época. Como FHC e PSDB são partidos "amiguinhos" da imprensa, nada foi investigado a fundo. E gostam de se apropriar das ideias bem sucedidas de outros. Todos sabem que o plano real foi idealizado no governo Itamar Franco, FHC não fez porra nenhuma ali, aproveitou apenas o momento para impulsionar sua candidatura a presidente e fez aquele governo lamentável de 8 anos horríveis para o Brasil. Triste.
#13
Bom, primeiramente parabéns pelo seu comentário. Em poucas linhas você já se contradiz por completo. Você deseja a minha morte, tenho essa mensagem salva no meu e-mail, e agora no meu site. Se eu te processar você vai em cana. Você deseja a minha morte por eu ter uma visão política diferente da sua. Eu prefiro o contrário, lhe desejo paz.
#12

Nome:felipe
felipediasneves@gmail.com

caro amigo gostaria muito que vc
me desse as coordenadas para baixar o jogo bolonha e milano pois ja possui tk 90 cp300 prologico e o msx desde ja muito obrigado

É só ir na página do jogo, rolar o botão do mouse e clicar na imagem do disquete, que fica na parte inferior esquerda da página.

#11

Nome:Alvaro
E-mail:yzkaryotz@gmail.com

Cade o botão para compratilhar nas redes sociais amigo?

Pois é, ficou faltando. Não tem. Tenho que providenciar. Obrigado.




#10

Nome:carol
E-mail:carolbonando@gmail.com

olá, tentei baixar o penguin egg, por favor me ajude, não consigo jogar e eu queria muito mostrar pra minha sobrinha este jogo. Tem como ser jogado no playstation 1 ou 2 ou no PC? bj obrigada




Então... o link está correto. Mas pra rodar o jogo tem que ter o emulador. O melhor emulador pra rodar esse tipo de jogo é o bluemsx. Pode ser baixado no próprio site do Blue MSX. Desconheço que exista uma coletânea para PS1 ou PS2 do jogo. Pra jogar no PC somente com uso do emulador.Espero ter respondido a sua questão. Grato.






#9
Nome Mario
E-mail mario.godesign@gmail.com
Site: www.timaoeoo.wordpress.com
Mensagem Putz belo post! Hoje postei falando sobre isso também. O que dizer de times que não tem o mínimo de inteligencia de entender que a Fifa é quem organiza e é responsável por torneios de futebol no mundo. Primeiro pouco sabem de geografia, pois o planeta tem 5 continentes e não 2. Segundo achar que uma montadora de carros japoneses possa ter alguma credibilidade para denominar o vencedor do jogo entre 2 continentes ser o campeão do mundo.

Mas deve ser assim pra eles que vivem de títulos expressivos para montar sua personalidade. Eles nao aceitam o fato de um time sem estadio, q ficou na fila 23 anos, que ganhou um mundial sem ter passado pela libertadores, coisa que não conquistaram ainda, ter uma torcida dessa, ter uma marca forte e dominar as transmissões.

abraço! VAi CORINTHIANS!



Olá, Mario. É isso mesmo. É o cúmulo da babaquice e da burrice, que somados chegam ao ápice da ignorância, mas eu não sei se o pior é um time que vive de um jogador só ou se é pior um time que vive só das glórias do passado pra não ter que lembrar do seu presente medíocre, vide São Paulo Bambi Clube entre outros... realmente, é triste.Vou em breve conferir sua postagem e comentar lá. Aquele abraço.





#8
Glauco

glauco.basilio@gmail.com

Poxa ia pedir pra moderar esse "vai tomar no cú" aí mas o autor foi o administrador então não tenho nem com quem reclamar!



Olá, Glauco. Bom, o palavrão que você se refere está no post do Knightmare não? É um review que foi publicado recentemente. Na verdade foi publicado de madrugada. Enfim, nós respeitamos todas as opiniões assim como prezamos também pela liberdade de expressão de quem quer que seja. Ontem visualizando umas estátisticas do blog eu verifiquei que o mesmo, para minha surpresa, tem bastante visualizações de outros países sendo que depois do Brasil, o país que mais acessa o 'MSX-GOLD' é a Alemanha.

Nós sempre passamos aqui por um processo de revisão de vários aspectos, entre eles o de layout e o de erros de português. Aliás são muitos os textos e as chances de haver também erros de português, digitação e pontuação é grande. Quando estivermos checando mais uma dessas revisões retiraremos os palavrões pois respeitamos acima de tudo a opinião de nossos leitores. Manterei seu comentário aqui publicado para não esquecer de realizar a revisão do texto assim como você solicitou em breve. Abraços.




#7
Renato Barbas

renatobarbas@hotmail.com

Tenho diversos disquetes de 5 1/4 e de 3 1/2 com jogos e programas do MSX e gostaria de grava-los no meu PC. Como devo fazer isso: Com qual sistema operacional é possível? Como seria uma gravação direta no disquete (padrão MSX)



Olá Renato, pra ser sincero não entendi direito a sua dúvida relacionado a gravação de programas e jogos de MSX no PC, o que eu conheço , pelo sistema Windows é um conversor de formatos padrão do msx (.bas,.bin e outras) que o pc lê para um disquete virtual que é criado dentro do próprio PC , esse disquete virtual representa a forma como o PC lê os formatos e extensões de jogos para MSX no formato .dsk

O que pega são os disquetes de 5 1/4, porque não há hoje em dia computadores com suporte a esse tipo de drive. No caso dos disquetes 3 1/2 é perfeitamente possível passar para o pc esses jogos, no entanto é preciso que seu computador ainda tenha um drive de disquete embutido nele.

O programa que eu recomendo nos casos de disquetes de 3 1/2 se chama disk manager. Você joga os programas e arquivos do formato que o MSX reconhece para uma pasta e lá, com o DISK MANAGER aberto você vai convertendo de forma que o emulador de MSX no PC consiga ler o arquivo.
Eu explico mais detalhadamente esse procedimento na segunda resposta dessa seção. Dê uma conferida. Abraços.





#6
hi

http://www.youtube.com/watch?v=fixuFgj5QP0

hi
liked the look of sonic - was that msx2 and not turboR800 vdp9000?
she has sprites she has scrolling
show us somethign she doesnt ?
freescape?
3d vectors



Hi. About the game in that video I never saw it before.
About Sonyc, it's Playable in MSX2+ Machines and MSX Turbo, and also playable on Game Boy, but I don't know to explain all features that it has.







#5
Nome Jorge G. Schaefer

E-mail jorge_schaefer@hotmail.com

Mensagem Sobre o Street Neo Fighter: Pô Brother, tu fala mal de Zoom 909 e Abadia del Crimen, mas fala bem desse lixo 'unplayable'?!
Odd.



Então, na verdade, sobre o ZOOM 909, por mais que pareça, não acho o jogo ruim.
Mas comparando com o Arcade eu achei que o jogo perdeu muito. E não sei se foi uma questão da capacidade de processamento do MSX ou da empresa que reprogramaou o jogo, mas achei que faltaram muitos elementos na versão MSX e que a mesma podia ser mais rápida. É como ocorria, um pouco, com o Mega Drive contra o SNES, nas conversões de Arcade. Por ex, Mortal Kombat 2 que foi um jogo totalmente castrado na versão Mega, e foi um serviço porco por parte da Acllaim/Midway, na conversão. No caso de ZOOM 909 é um pouco disso que eu vejo: "vamos lançar o jogo rápido e foda-se".
Abadia del Crimen realmente não curto. Daí critiquei mais por uma questão de gosto pessoal do que pesando outros fatores que talvez devessem contar mais do que o gosto pessoal.



#4
Nome Jorge G. Schaefer

E-mail jorge_schaefer@hotmail.com

Mensagem Citação no review do Xevious:
"As vezes penso que o único jogo de nave realmente legal pra MSX se chama Star Force."

Aleste, Aleste 2, Space Manbow, todos os Gradius, Zanacs, Laydocks, não contam? Acho todos esses muito melhores que Star Force, que é um bom jogo, mas a versão de MSX nem é a melhor versão existente...



Jorge, os jogos que você citou, com certeza devem ser muito bons, mas à época que escrevi o review do Xevious, eu tava meio saturado de fazer análises de jogos de nave ruins para o MSX. E não havia feito os reviews dos jogos citados por você.
Quanto ao Star Force, acho a versão Arcade melhor também, mas não sei como os caras conseguiram deixar uma fase da versão MSX quase impossível de avançar. Era nisso a que me referia no quesito "um dos raros casos em que
a conversão se tornou mais difícil que a versão original do Arcade", ser mais difícil nesse contexto, não quer necessariamente dizer que seja melhor. ;)



#3
Nome: Marcos Roberto
E-mail: marcos@nanosoft.com.br
Mensagem: Quem tiver interesse posso escanear o Manual do Jogo BOEING 737 - SIMULADOR DE VOO, e enviar.
Date: 2010-09-16 12:14:34




Marcos, refere-se a esse jogo aqui?
https://msxgold.blogspot.com/2009/09/737.html#737
a esse?
https://msxgold.blogspot.com/2009/09/737fs.html#737

Ou a nenhum deles?



#2
Nome: Dimael
E-mail: antoniodimael@bol.com.br
Mensagem: Boa noite,

Adorie o site!

Tenho um msx expert dd plus da gradiente. nao estou usando pois nao tenho programas, com estes é só salvar em disquete que eles vao rodar?
pergunto, pq tentei usar estes disquetes comuns mais nao consegui, acho que eles vem formatados, seria isto?

Date: 2009-11-21 20:26:20




Olá Dimael.
A sua questão é boa. Imagino que se o seu computador é um Expert DD Plus da Gradiente ele deva ter um drive de disquetes de 3/1/2 embutido.
Acho que o que vc está querendo saber é se é possível rodar os programas e jogos disponíveis na net para MSX né?Se for isso, tem sim , mas você vai ter que converter os programas da NET para o formato que o MSX REAL lê.
Explico: Num MSX real os arquivos dentro de um disquete possuem várias extensões, uma delas a mais comum é a .BAS, no entanto a maioria dos emuladores teve esses arquivos convertidos para .dsk, que seria a imagem virtual daquele disquete contendo todas as extensões interpretadas pelo MSX REAL(bas,bin,sys,com,ldr, etc).
Com um programa chamado DISK MANAGER você pode baixar vários arquivos .DSK, abrir o seu conteúdo e grava-lo diretamente num disquete usando a opção "Write to Disk" que o programa oferece.
Vou dar um exemplo. Vamos supor que você queira o DOS virtual (aquele que é lido só pela emulação do MSX em imagem de disco) rodando no MSX REAL. O procedimento é o seguinte: Baixe uma versão qualquer do MSX-DOS, no caso eu escolhi para o exemplo essa versão aqui:
MSX-DOS 1.8 (1986)(Microsoft).dsk

em seguida abro o programa Disk Manager e procuro por esse arquivo .DSK em questão.
File>>Open>>MSX-DOS 1.8 (1996)(Microsoft).dsk

abrindo o arquivo vou ver os seguintes arquivos:

COMMAND.COM
MSXDOS.SYS


Note que ele abriu a imagem de disquete (.DSK) e agora me mostra os arquivos com extensões reconhecíveis pelo MSX REAL.

O próximo passo é selecionar esses dois arquivos com auxílio do mouse e em Edit selecionar a opção Write to Disk

selecionar a opção de formatação e escolher o drive de disquete (F:/G:/H:, etc)

Outro modo de fazer isso é abrir o MSX-DOS.DISK extrair os arquivos COMMAND.COM e MSXDOS.SYS para o seu computador, depois, em Files acessar a opção NEW e na caixa de diálogo que abrir manter a opção 720 kb/ 2 sides, 80 tracks, 9 sectorse em seguida clicar em OK.

Na sequência, acessar a aba Edit >> Add files. Procure no HD o local onde vc extraiu os arquivos COMMAND.COM e MSXDOS.SYS e adicione os arquivos. Após ter feito esse procedimento selecione a opção "Write to disk" e repita os passos já citados acima.


Como os disquetes de 3/1/2 atuais tem a capacidade de 1,44 mb e não de 720 kb, antes de insiri-lo no pc para realizar a formatação para 720 kb (2 sides, 80 tracks, 9 sectors/track 720kb)a fenda do disquete deve ser coberta com fita adesiva (de preferência fita isolante) para enganar o pc. Essa formatação vai ser realizada tb pelo programa Disk Manager que é bastante intuitivo e fácil de usar.

Depois de completado esse procedilmento é só rodar no seu MSX REAL. Isso vale tb para o Hotbit. Qualquer dúvida nos escreva.
Abraços e espero ter lhe ajudado.



#1
Nome: Petterson
E-mail: pettersonfontes@yahoo.com.br
Mensagem: Por que optaram por esse layout?
Não seria uma imitação de algum site famoso a nível nacional?

Date: 2009-11-17 21:07:51




Como assim, amigo?
Pensei que a primeira dúvida a ser respondida seria algo mais inteligente, mas de qualquer forma, toda dúvida é válida e nós do MSX GOLD estamos sempre prontos a sanar as dúvidas dos nossos internautas. Esse padrão de Layout é o melhor pq é o que é visualizado da mesma forma nos mais diferentes tipos de computadores e padrões de monitores do mercado atualmente, sem distorções de máquina para máquina. E o MSX GOLD é melhor visualizado em navegadores como Internet Explorer. Quanto à imitação, o MSX GOLD é um blog autêntico que se propõe a uma tarefa inédita no Brasil, fornecer uma vasta biblioteca de jogos e informações. Sem mais.

Pesquisar

Deixe o seu comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *