Esse blog é melhor visualizado nos navegadores Internet Explorer e Firefox
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: MSX SONY HIT-BIT F700

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL

Jogos Aleatórios

MSX SONY HIT-BIT F700

SONY
Hit Bit F700

Sony Hit-Bit 700F foi o sucessor de Sony Hit-Bit 500. Está de acordo com o padrão MSX 2
Foi vendido como um computador semi-profissional.Vinha com um programa em disquete chamado Hibrid, um interpretador gráfico para o MSX-DOS. Possuía também uma memória CMOS que mostava a hora, data e senha ou definição de tela.

Também vinha com um disquete contendo o MSX-DOS, o sistema operacional do MSX, feito pela Microsoft, que se parece com o CP/M.

De acordo com os relatos de Ewout van Duursen: O computador tem 256 kb de ram, mas usa apenas 64kb no MSX-DOS. Foi o único MSX 2 que você podia jogar "Nemesis 2" de um disqute ("Crackeado de um cartucho, com certeza"). A memória foi divida em 4 bancos de 64 KB.Os primeiros 16 KB foram utilizados para a Bios.Os próximos 16 kb para o MSX-BASIC.Os próximos dois bancos estavam livres exceto pelo último par de bytes.Você poderia mudar de banco através de um "peeking" no endereço &hFFFF. Para reproduzir a maioria dos jogos você deveria mudar para 255-1 adquirindo assim o ajuste de memória adequado.

Mais informações de Bramman: - Todos os micros da série Hitbit possuiam um código do próprio País. O HB F700 era a versão norte-americana.Eu tive um HB D700 com teclado alemão. - O peek exato para os jogos era o POKE 255-1. O que era irritante porque todos os outros MSX na Holanda usavam o POKE -1,170 (maioria dos MSX da Philips). Em cada peek o HB 700 era resetado, para cada jogo copiado o AUTOEXEC.BAS tinha de ser modificado. -Os 256 KB de RAM eram chamados 256 Memory Mapper. Foi incorporado no HB-700, mas você podia comprar separadamente em forma de cartucho. - A máquina vinha com uma interface gráfica, instalada separadamente a partir do disquete. Essa interface se assemelhava com as interfaces da Apple e da Atari. - O MSX-DOS estava na ROM. Geralmente o MSX-DOS vinha gravado no disquete.Nesse você podia acessar o MSX-BASIC através de um comando.

Manuel Bilderbeek corrige e especifica: - MSX-DOS e outros sistemas operacionais são sempre carregados através do disquete. Nunca da ROM om exceção de poucas raras máquinas russas da Yamaha que contém o CP/M gravado na ROM. - MSX-DOS só trabalha com 64KB de RAM por causa do Z80 e do CP/M.
- Não existe isso de 4 bancos de 64kb de RAM, a menos que o autor esteja se referindo aos chips de memória RAM física, mas nunca ouvi falar nada sobre isso.
- Esta máquina possui realmente 256kb RAM, e como é regra geral para todas as máquinas MSX com mais de 64kb, utiliza o mecanismo do mapeador de memória , que trabalha com blocos de 16kb que podem ser trocados.
- Abaixo da operação MSX-BASIC, os 32 kb inferiores de espaço de endereçamento do Z80 possuem a BIOS e a ROM básica ativadas como em todos os micros MSX.
- O endereço 0xFFFF não serve para mudanças de banco e sim para selecionar o slot secundário de cada slot. E não há PEEK pra se realizar, mas sim POKE.
- O POKE que é mencionado deve ser POKE -1, 255. Aqui -1 é o mesmo que 0xFFFF. Isso é para selecionar o subslot (3) com a RAM (mapeador de memória) no slot 3.Alguns softwares ruins/velhos falham ao selecionar a RAM e consequentemente, isso precisa ser feito no BASIC antes do carregamento.Existe um POKE genérico para 0xFFFF selecionar o subslot correto com a RAM que funciona em qualquer MSX.
- Nunca existiu versão Norte-Americana dessa Máquina
- O 700F é a versão francesa. O p vem de PAL (internacional)versão.D é mesmo a versão alemã.
- Muitos cartuchos mapeadores de memória externa foram vendidos. Como você pode ver, muitas dessas informações também são válidas para muitos outros computadores MSX.


INFORMAÇÃO TÉCNICA
NOME  Hit-Bit F700
FABRICANTE  Sony
TIPO  Computador Doméstico
ORIGEM  Japão
ANO  1985
LINGUAGEM  MSX Basic
TECLADO  Teclado "Full-Stroke" com teclado separado
CPU  Zilog Z80A
VELOCIDADE  3.58 MHz
RAM  256 KB
VRAM  128 KB
ROM  64 KB
MODOS TEXTO  40 x 25 / 80 x 25
MODOS GRÁFICOS  9 modos gráficos,o mais usado é o 256 x 212 com 256 cores
CORES  256
SOM  3 vozes, 8 oitavas
TAMANHO / PESO  Desconhecido
ENTRADAS RGB, 2 slots de cartucho, Centronics, Disquetes, Joystick, Mouse
MÍDIAS SUPORTADAS  Disk Drive de 3,5 (720 kb - lado duplo, dupla densidade)
SISTEMA OPERACIONAL  MSX-DOS opcional em disquete
ALIMENTAÇÃO Desenvolvido em PSU
PREÇO  Desconhecido
Traduzido por Guitardo. Texto original em: http://www.old-computers.com/museum/computer.asp?c=137&st=1

Pesquisar

Deixe o seu comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *