Esse blog é melhor visualizado nos navegadores Internet Explorer e Firefox
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: MSX SAKHR/AL ALAMIAH - SÉRIE AX

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL

Jogos Aleatórios

MSX SAKHR/AL ALAMIAH - SÉRIE AX



SAKHR/AL ALAMIAH
Série AX





Al Alamiah (Universal) produziu diversos computadores (MSX) especiais para o mercado árabe.Alguns foram fabricados pela Yamaha e outros pela Sanyo.Essas máquinas suportavam a língua arabe através de um firmware especial e SAKHR/MSX Basic.Eles eram vendidos em todos os países árabes, do Golfo até a Oceania.Muitos modelos foram importados para a Holanda , por causa da comunidade árabe relativamente grande lá, mas eu nunca vi um. Além destes computadores, Al Alamiah ofereceu periféricos, jogos e outros softwares, publicou livros e desenvolveu o melhor programa conhecido do MSX Árabe.O Alcorão Sagrado.

Supostamente, o mais difundido de todos, o AX 170 é um dos mais simples na série Árabe.Ele tem 64 kb de ram e o seguinte firmware:um calendário, um programa Painter e um editor de texto em inglês e árabe.

O AX230 é o irmão mais velho do AX170. A principal diferença é que ele tem um 1Mb adicional de firmware! Como você pode ver, há apenas um slot para cartuchos na frente, enquanto o AX170 tinha dois. Eu suspeito que o slot que falta seja usado internamente para o firmware extra. Eu estaria interessado em mais informações detalhadas sobre este 1Mb extra (ou até 1MB?).

O (AX330) eo seu irmão mais velho (o AX990, veja foto acima) são verdadeiramente especiais. Fato é, o slot da lateral esquerda é realmente para cartuchos de MEGA DRIVE. Além disso, eles têm todas as características do AX230.

AX990(foto): Este é o último micro MSX 1 da série árabe. Além do Mega Drive embutido, ele tem nada menos que 50 programas de firmware! Uma coisa que você já deve ter percebido sobre este modelo é o espaço vazio acima das teclas dos cursores. Provavelmente (eu vou tentar descobrir isso) o aparelho desse modelo foi baseado em um modelo que tinha um teclado numérico.

O AX350, é um MSX2 fabricado pela Yamaha. Tem um DISKDRIVE instalado, 128kB RAM e 256KB ROM com os seguintes programas firmware: uma agenda, um pintor e um Word com processador bilíngue. Houve duas versões, a AX350I e AX350II da qual eu não sei as diferenças.

O AX370, fabricado pela Sanyo, supostamente entrou no mercado com grande publicidade. É uma máquina MSX2 com 128kB RAM, um DISKDRIVE e os seguintes firmwares: uma agenda, um pintor, um Word com processador bilíngue e um tutorial Sakhr de programação BASIC (ou algo assim ^^;).

Traduzido por:Guitardo
Original em: http://msxbanzai.tni.nl/computers/alalamiah.html

Pesquisar

Deixe o seu comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *