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MOTORISTAS E COBRADORES DE ÔNIBUS DEVERIAM SER PROIBIDOS POR LEI DE FAZER GREVE






Motoristas e Cobradores de Ônibus deveriam ser proibidos por Lei de Fazer Greve

Guitardo

Uma pergunta que sempre vem à mente dos brasileiros é : "Motoristas e Cobradores de ônibus deveriam ser proibidos por lei de fazer greve ?". Outra indagação constante do brasileiro médio é se um direito pode colidir e prevalecer sobre os outros, ainda mais quando esse direito acaba representando apenas uma categoria, um nicho ou uma menor parte da sociedade brasileira como um todo.Óbvio que esse debate se dá em torno não apenas levando-se em conta o direito dos grevistas como também os direitos de toda a sociedade

O artigo nono da Constituição Federal de 1988 assegurou o direito à greve aos funcionários vinculados à Iniciativa Privada. No caso do Serviço Público , militares e Policiais Militares são proibidos expressamente por lei de realizar tais paralisações. No caso da Iniciativa Privada, tal lei deveria estender-se também àqueles que prestam serviços essenciais à população como motoristas e cobradores de ônibus.

Em primeiro lugar, a greve realizada por essas categorias sempre causam grande transtorno para grande parte da população, que necessita do transporte público pra trabalhar e trazer o sustento para as suas famílias. Reportagem veiculada no Jornal Nacional no dia 23 de Maio de 2014, mostrou que a paralisação realizada pela categoria naquele ano foi feita à revelia de qualquer acordo com sindicatos, e toda greve para ser considerada legal tem que ser aprovada primeiramente em assembléia. Não se pode impedir também , aqueles, que mesmo fazendo parte da categoria não querem grevear. Até a greve tem regras a ser seguidas para ser considerada dentro da lei. A greve realizada em São Paulo e Rio de Janeiro naquele ano trouxe dores de cabeça não apenas para os cidadãos comuns , mas também para a sociedade como um todo, estagnando a economia por dias e causando até mesmo prejuízo ao erário público.



Em segundo lugar, por mais legítimo que seja o direito à greve e também as reivindicações da categoria por melhores salários e condições de trabalho, estas não podem conflitar com o direito de ir e vir de terceiros ou causar prejuízos à maior parte da população. Fora o direito à liberdade que também é comprometido por esse tipo de paralisação quando vêm desse setor, que ao invés de trazer prejuízos aos patrões, que seria o correto já que a eles é atribuída a responsabilidade de todos os óbices no trabalho que levam à insatisfação de trabalhadores dessa categoria. Se eles se sentem sabotados, nada mais justo do que sabotar a empresa ou os responsáveis pela mesma que estão lhes infligindo esse problema. Não punir trabalhadores e trabalhadoras de todo o país que saem cedo de suas casas para trazer o pão para seus filhos e famílias. Estes pagam o pato por algo que nem têm relação com eles. Fora outros cidadãos e cidadãos que por falta de transporte público não podem comparecer a diversos compromissos ou se atrasam, ou ainda acabam tendo prejuízos financeiros ao ter que gastar com táxis e Ubers que não estavam previstos anteriormente em seu orçamento. Dinheiro esse que poderia ser usado pra comprar comida e remédio ou para uma eventual emergência.

Em terceiro lugar, há sim maneiras de lutar por seus direitos pressionando os patrões, sem incorrer em ilegalidades e crimes e sem prejudicar aqueles que nada têm a ver com decisões arbitrárias de patrões contra empregados de determinada categoria.Basta ter bom senso. O que de fato parece faltar aos integrantes dessa categoria e também um pouco de boa fé e noção, de olhar para além do próprio umbigo. Empatia pode ser a chave até mesmo para a construção de uma sociedade melhor. Mas é sempre a mesma história: quase todos os anos essas greves se repetem em quase todas as cidades do país e o cidadão comum não tem nenhum benefício com isso. Além de prejudicar grande parte da sociedade , com o fim das greves , aquilo que a categoria consegue unicamente para si não reflete em benesses para população em geral, como por exemplo, mais ônibus em horários de picos, ônibus mais velozes ou com melhor desempenho, melhores arejados ou com melhores condições no geral para servir a esses trabalhadores que representam a grande massa do povo brasileiro, que além de ter que enfrentar atrasos constantes das linhas , lotação, e por muitas vezes até mau humor e falta de educação dos profissionais que representam a área do transporte, ainda tem que ficar sem o seu meio de transporte por algo que eles nem têm culpa.

Deste modo, pela repetição exaustiva de tais greves, que prejudicam diretamente os trabalhadores as mesmas não conseguem apoio ou simpatia majoritários da população. Por fim, entende-se que por mais legitímo que seja o direito da greve dessa categoria e que o mesmo esteja expresso em lei, o que se vê na prática é uma total falta de respeito com a população, pra no ano seguinte, repetirem toda essa palhaçada , paralisando muitas vezes as atividades de toda uma cidade ou de várias cidades e no final continua tudo no mesmo nível de mediocridade. A Constituição infelizmente ainda não nos previne da falta de noção de certos setores e categorias da sociedade, e isso seria de suma importância até para o nosso bem maior enquanto sociedade e civilização.

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