Esse blog é melhor visualizado nos navegadores Internet Explorer e Firefox
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: HISTÓRIA (Pág.2)

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL

Jogos Aleatórios

HISTÓRIA (Pág.2)


Retornar ao índice

Modelos de MSX no Brasil


Sharp HotBit HB-8000

MSX HOTBIT 1.1 da Sharp


Este computador, lançado em 1985, contava com o teclado integrado à CPU e tinha a versão do sistema 1.1 Br. Entre seus periféricos estavam presentes o gravador de fita cassete (HB-2400), o drive de disquete (HB-3100) e o expansor de memória (HB-4200). Contava com suporte à linguagem de programação MSX Basic (criado pela Microsoft), e opcionalmente com os sistemas operativos MSX-DOS e CP/M.

O processador de som era da Yamaha (três vozes). O processador era Zilog Z80, que contava com 8 bits de barramento, 16 bits de endereçamento e 3.57MHz de velocidade de processamento. As portas disponíveis eram duas DB9 de entrada, para o joystick padrão Kempston (Atari), e duas portas de expansão (slots) para acesso direto aos periféricos.

O modelo original era branco e cinza. Em 1987 foi lançado um modelo em preto com o sistema 1.2 Br e como periférico o gravador de fita cassete. Posteriormente foi descoberto que a máquina foi toda preparada para uma possível expansão, para tornar-se um MSX 2.0, mas infelizmente não foi feito.

Gradiente Expert XP-800

MSX EXPERT da Gradiente

.Este computador, lançado em 1985, foi claramente inspirado em outro MSX, o National CF-3000. O Expert contava com o teclado separado da CPU. Entre seus periféricos estavam presentes o gravador de fita cassete, o monitor monocromático e um modem. Posteriormente foi lançada uma nova versão, a 1.1, com correções no teclado (acentuação), e tornou-se a mais popular de todas.

Uma nova versão, o Expert Plus (GPC-1), na cor preta, foi lançada em 1989, junto com o cartão de 80 colunas. No mesmo ano foi lançado também o Expert DD Plus, com um drive de disquete de 3 1/2 embutido no canto do gabinete. Apesar dos avanços, o Expert Plus/DD-Plus teve problemas de compatibilidade, mais pela falta de informação dos produtores de loaders de jogos, que não sabiam como carregar corretamente os seus jogos (apenas usando as páginas de RAM já comuns do Expert 1.1 e do Hotbit

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/MSX




A Plataforma MSX


SymbOS - interface gráfica semelhante ao Windows 95 - no MSX


A plataforma MSX não é uma tecnologia nova, foi lançada em meados de 1984 pela Microsoft (O PC data de 1981). Sua idéia era produzir um micro que tivesse som, imagem e alta economia de memória e de disco além de possuir um padrão a ser seguido no presente e no futuro em soft e hard. Alguns anos depois o conceito de som, texto e imagens seria denominado multimídia (no PC somente em meados de 1990).

Toda BIOS e DOS foram produzidos na Microsoft (por isso a igualdade de comandos entre MSX-DOS e MS-DOS), e todo o Hardware foi desenvolvido no Japão.

Por fim foi criado um consórcio de empresas com a finalidade de manter o padrão independente da marca. Assim nasceram os primeiros computadores MSX no mundo lançados pela Sony, Sanyo, Panasonic, JVC, Pioneer, Cannon, Toshiba, Casio, Yamaha, Spectravideo(EUA), Daewoo e Goldstar(Coréia do Sul). Um pouco mais tarde a Gradiente e a Sharp lançariam no Brasil. Era a primeira geração MSX, os MSX-1.

No Brasil muitos só puderam conhecer sua primeira versão devido a fabricação em larga escala das indústrias. Talvez seja a causa dessas pessoas acharem que o MSX é só "aquele Expert ou Hot-bit".

A revolução em torno deste padrão viriam com a entrada da Philips que lançou pioneiramente o primeiro CD-Rom em 1986 na Holanda. A Pioneer apresentava em 1985 o seu com Video-Laser. A Sony lançando o primeiro drive 3 1/2 do mundo para seu modelo MSX em 1984. Tanto pioneirismo não esteve ao alcance dos Brasileiros por todo este tempo, isso até agora...!

O MSX-2 apresentou grande aprimoramento no projeto original tornando-se sucesso na Europa e Japão. Notadamente a qualidade de vídeo que passara de meras 16 cores para 256 (nessa época o PC tinha 4).

O MSX-2+ (ou 2-plus) aumentou ainda mais o desempenho com seu novo chip 9958 da Yamaha passando a ter até 19268 cores simultâneas na tela. Hoje um dos mais admirados pelos usuários e novatos. O Scroll (deslizamento de tela) via hard chama atenção.

O Turbo-R foi produzido pela Panasonic(Japão) e tem uma característica marcante, 2 processadores cpu na mesma arquitetura, a novidade foi o R-800, um processador RISC.

Fonte:http://www.guiadohardware.net/analises/especial-msx/

Retornar ao índice




Pesquisar

Deixe o seu comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *