Esse blog é melhor visualizado nos navegadores Internet Explorer e Firefox
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: HISTÓRIA (Pág.4)

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL

Jogos Aleatórios

HISTÓRIA (Pág.4)


Retornar ao índice

MSX HOJE - 2000 A história do MSX sendo re-escrita


MSX Sony Hitbit


Atualmente acontece algo que pode-se chamar de revolução inédita na história da informática no mundo. Diferentemente do que ocorreu com outras linhas como os Spectrums, TKs, CP500, e os próprios PCs XTs até os atuais ATs, que estão condenados ao abandono e esquecimento em pouco tempo, os micros da plataforma MSX vivem com lançamentos sem distinção, ou seja, para usuários dos modelos 1, 2, 2+ e Turbo-R que surpreendem em cada novidade.

Por que surpreendem? você pode perguntar-se, simplesmente porque para fazer algumas coisas que um MSX 2+ mostra você precisaria de mais ou menos uns 166 de clock, no mínimo uns 8 megas (dependendo do que está sendo mostrado só uns 32) de RAM além de um bom HD ao passo que basta muitas vezes um simples disquete 3 1/2 no MSX (!!!).

Muitos MITOS e CRENÇAS do "impossível fazer com MSXs" perduram até hoje nas mentes dos mais desatualizados. Um up-grade em um MSX chega a ser totalmente diferente de um PC, onde em muitos casos a "lei do joga fora" não faz sentido.

Na área de hardware, o que foi consumado por muitos engenheiros impossível, surge na Espanha um expansor de slots capaz de conectar periféricos de 8, 16, 24 e 32 bits, isso sem falar de outra "impossibilidade" que era a de conectar modems Internos de PCs-ATs no MSX (placa ACCNET). Outras coisas básicas como o uso do drive 3 1/2, HD, CD e até DVD, conexões em monitores SVGA sempre foram tidos como impossíveis, portanto se prepare porque no MSX o "impossível acontece"!

Hoje o MSX está bem mudado com muita coisa interessante e funcional em soft e hardware.

A diferença principal é que a revolução tecnológica está por conta de usuários que antes eram garotões e hoje são engenheiros, projetistas e programadores. O grande "boom" disso tudo veio com a Internet. A comunicação em tempo real bem como a possibilidade de enviar esquemas, programas em desenvolvimento para qualquer parte do mundo está possibilitando uma gama cada vez maior de usuários participarem dessa revolução seja por hobby ou necessidade, para usar, aprender ou desenvolver. Um mundo cibernético alternativo e livre das especulações empresariais.

Vamos aos fatos. Começando com o que aconteceu com MSX-1 (Evoluções = MSX-1, MSX2, MSX2+, MSXTR-ST, MSXTR-GT). Sim, nesse mercado existem evoluções para todos os gostos e necessidades (qual a ultima novidade para 586 hoje?).

MSX-1 (relativo ao Brasil, no exterior estavam sempre a frente)


A tabela acima não expressa a data exata dos lançamentos é apenas para representar que depois que as industrias de grande porte (Gradiente, Panasonic, Sony...) suspenderam a produção, houve uma grande quantidade de especialistas que assumiram a continuação da tecnologia. Um exemplo é que em 1990 ninguem atestaria que um dia o mesmo MSX1 sem nenhum grande up-grade viria a abrir uma home-page off-line com direito a imagens coloridas. Nem o meu 486 rola a pagina tão rápido como o MSX1 junto com o soft que o autor (Ricardo Bittencourt-SP) chamou de "Flybrowser". E tudo isso sem depender de HD.

MSX 2/ 2+


No caso dos 2 e 2+ muitas descobertas foram feitas e dessas descobertas é que surgiram as grandes surpresas a respeito do desempenho da maquina em animações multimídia com som de CD. HDs e especialmente o CD-Rom não eram novidade para europeus e japoneses pois o primeiro computador do mundo a ter CD-Rom foi o MSX da Philips em 1986 conforme citado no inicio.

Você poderá assistir em Real Video via Internet cenas inacreditáveis em nossa página TV MSX, conferir cenas das feiras ocorridas como a MSX Jaú 99 acontecida no final de 1999. http://members.fortunecity.com/italo_valerio/tvmsx.htm

Conheça também os produtos que estão em linha inclusive no Brasil: A CIEL (http://www.carchano.com.br) , empresa que fabrica periféricos tem lançando novidades como o Admouse, um adaptador para usar mouse normal de PCs, a nova placa mãe 2+ turbo, mini expansor de slots, placa mãe ACE002, ADvram aceleradora de vídeo. O JAM que permite ligar qualquer MSX NTSC em monitor SVGA, dentre outras como a nova tecnologia de REDE adotada sem necessidade de nenhum novo hardware chamada Joynet.

O projeto Omega seria a grande virada da plataforma. O projeto Omega tratava do lançamento de um novo MSX baseado no novo processador Z382 da Zilog possibilitando uma arquitetura super poderosa ao padrão chamada de S-MSX, possuía em seu projeto chips com altíssima capacidade gráfica (4 bilhões de cores, até 128MB de Vram) e gerenciamento de até gigas de RAM, no entanto o projeto tem recursos demais para o momento e consequentemente alto custo.

Tivemos noticias (07/99) que através de um contato da ESE com a ASCII no Japão (detentora dos direitos MSX) colocou um dos diretores dessa multinacional a par das inovações criadas por grupos em todo o mundo, dessa forma iniciou-se uma discussão sobre a viabilidade de um novo MSX, o MSX 2000, dessa vez recriado por uma multinacional e portanto de forma profissional e características futuristas. Essa discussão está sendo copiada para a lista internacional com o subject "MSX PRINT". É aguardar pra ver.

Na Europa a grande novidade agora é a nova placa já em testes, a LPE Z (http://www.terra.es/personal/dzorita/elpez380.html) , só pra você ter idéia: Um Z380 a 18.4 MHz é tão veloz como seria um Z80 a 90 MHz. Bom, se você ainda não viu um antigo MSX real, de fato não faz idéia de como será esse, e a essas alturas certamente está relacionando números com a arquitetura PC o que difere completamente (o MSX bem como o Mac e outras tecnologias não exigem grandes números pra fazer grandes coisas com o mesmo rendimento).

Enquanto isso novas idéias vão surgindo como o ADvram (http://www.carchano.com.br), uma nova placa de upgrade para MSXs lançada este ano (2000). Sua finalidade é acelerar o acesso à Vram que passa a ser direto o que segundo testes acelera em 125 vezes o processamento.

Fonte:http://www.guiadohardware.net/analises/especial-msx/



ONE CHIP MSX



One Chip MSX


Em 2006, uma empresa japonesa, D4 Enterprise, resolveu produzir o One Chip MSX. Como o nome diz, é uma versão do Microcomputador MSX construída sobre um chip.
O blog "História da Computação" publicou o seguinte texto a respeito:

"O One Chip MSX é um projeto bem interessante, onde uma empresa japonesa desenvolveu uma versão do MSX que roda em apenas um chip FPGA.

O One Chip MSX é um MSX1 e MSX2 completo, com entradas para cartucho e cartão SD, que pode ser usado para copiar os programas de MSX do PC e vice-versa.

O One Chip MSX é produzido pela D4 Enterprise e vendido fora do Japão pela Bazix."



One Chip MSX conectado ao televisor e teclado


O 1Chip MSX (tb conhecido como ESE MSX 3 System) como já foi descrito acima é um chip construído para ser uma versão compacta e expansível do microcomputador MSX. Mais especificamente o MSX 2.Com um único chip FPGA contendo toda a parte eletrônica (exceto a memória RAM) de um MSX2, incluihdo o MSX-MUSIC e a extensão de áudio SCC+.

O sistema está dentro de um compartimento azul plástico transparente e pode ser usado com um monitor comum (ou na própria tv)e um teclado de pc.Há slots para os tradicionais cartuchos (games ou não) de MSX bem como o cartão de SD e os cartões de memória MMC como um meio de armazenamento externo. Mesmo não precisando de um disk drive de 3/1/2 (disquetes), os discos são suportados pela emulação em um cartão de memória, inclusive o suporte para inicializar o MSX-DOS. Devido ao seu Hardware Programável VHDL, é possível fornecer ao dispositivo uma nova extensão de hardware simplesmente rodando um programa de reconfiguração usando o MSX-DOS. O "One Chip MSX" vem equipado com 2 conectores USB que podem ser usados depois dando suporte ao código VHDL.

O ESE MSX System 3 é projetado pela ESE Artists' Factory e distribuído com o nome de "One Chip MSX" pela D4 Entrepise e foi encarregado de ser distríbuido fora do Japão pela empresa Bazix. Contudo devido a algumas regulamentações na Europa,não pode ser distribuída naquele continente em sua forma original. O mercado europeu teve que esperar por uma versão adaptada que seria produzida e distribuída pela Bazix na Europa. Por fim a Bazix deixou de ser representante da MSX Association e assim não trará o One Chip MSX ao mercado ocidental.

Segundo o site da MSX Association Europe,a MSX Association está procurando por distribuidores do ESE MSX System 3 nos Países Baixos e tem, de acordo com o artigo, soluções encontradas por outros países.

Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/1chipMSX traduzido por Guitardo

Em 10/12/2006 o site UOL publicou a seguinte matéria:

Computador clássico MSX é relançado no Japão em versão compacta
da Redação

A D4 Enterprise anunciou que lançará no Japão o "1 Chip MSX" a partir de 11 de dezembro. O aparelho é uma versão compacta de um padrão de computador surgido em 1985, o MSX versão 2.0. O preço é de 20.790 ienes (cerca de US$ 180)

A produção está limitada a cinco mil unidades, que poderão ser compradas online. Mas pelo menos duas lojas físicas nipônicas também venderão o produto: uma em Tóquio e a outra em Hokkaido. Um serviço de download de jogos também será iniciado ainda em 2006.

O 1 Chip MSX é compacto, graças a uma tecnologia de chips programáveis, que aglutina todos os semicondutores do aparelho original em apenas um. Ainda conta com portas USB e leitor de SD Cards, que, obviamente, não existiam na época.

O MSX foi um computador popular em seu tempo, principalmente no Japão, Coréia do Sul, Holanda, Espanha, em alguns países árabes e na extinta União Soviética - um MSX2 da Sony era usado na estação espacial MIR. O computador também teve bastantes seguidores no Brasil, com aparelhos comercializados pela Sharp e Gradiente.

O MSX foi o berço de alguns clássicos, como "Parodius" e "Metal Gear". O criador deste, o famoso Hideo Kojima, começou sua carreira fazendo games para o computador - na verdade, o game de Solid Snake foi o primeiro sob sua inteira responsabilidade.

A Konami, de longe, foi a produtora mais competente para a plataforma, lançando versões exclusivas e antológicas de séries como "Castlevania", "Gradius" e "Salamander". Esses games podem ser conferidos em coletâneas como "Konami MSX Antiques", para PSOne, ou no console virtual do Wii, que terá games feitos originalmente para o computador, mas ainda não foi anunciado nenhum título."


Retornar ao índice




Pesquisar

Deixe o seu comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *