Esse blog é melhor visualizado nos navegadores Internet Explorer e Firefox
Contador de visitas

MSX GOLD MSX GOLD MSX GOLD: SONYC

Publique sua análise
HOMETERMO DE USOMÍDIASJOGOSHISTÓRIA
SISTEMA DE BUSCAFALE CONOSCOLINKSMSX NO MUNDOOUTROS SISTEMASUTILIDADE GERAL

Jogos Aleatórios

SONYC


SONYC
☆☆
Tipo:Jogo
Ano:1998
Gênero:Plataforma
Produtora:Analogy
Formato:.DSK
Observações:--
CLIQUE AQUI!
Hmmm... vamos lá.
"Sonic" do MSX.
Um game dividido em 4 zonas diferentes onde a grande maioria dos jogadores não conseguirá sequer passar do primeiro ato da primeira zona. Nem mesmo aqueles mais fanáticos pelo ouriço azul da Sega. É sério. Abaixo explico a razão. Não vamos criticar o jogo sem antes falar dos seus méritos.

A comunidade msxzistica ainda atua bastante ao redor do mundo, no Japão o MSX continua a ser usado com finalidades educacionais, na Espanha continuam desenvolvendo novos jogos e remakes para a plataforma.E há também esse ótimo site: Computer Emuzone. No Brasil, desenvolvimento de interfaces e periféricos para os micros, e na Alemanha, surgiu até mesmo um sistema operacional dedicado ao MSX denominado SymbOS. Esse sistema, entre outras coisas, conecta com a internet nas páginas que o MSX é capaz de interpretar (aquelas que não estão lotadas de plugins como flash, java, etc)e então, tendo todo esse cenário descrito é de se pensar: "Você está louco?! Avaliar um jogo desses com nota 4.0?". A verdade é que esse jogo é como aquele filme que você está louco pra ver porque o trailer é ótimo, mas, ao se deparar com a obra ela deixa a desejar apesar da boa vontade de seus desenvolvedores.

Vamos aos méritos do jogo:
Primeiro pela idéia. A Sega jamais lançaria um jogo do seu mascote para MSX porque na época brigava pela liderança do mercado de jogos com a Nintendo, então não teria interesses lucrativos no lançamento do jogo para o computador. Mérito aos desenvolvedores de Sonyc pela idéia e por explorar o chip de vídeo V9958, de uma forma que nunca, nenhum jogo lançado para o sistema até então havia explorado: o scroll rápido e suave em todas as direções. Realmente, o jogo é muito rápido, lembrando mesmo a alta velocidade de Sonic nos jogos lançados para Mega e Master System, e graficamente impressiona, SE comparado com os jogos lançados pra plataforma, mas não impressiona pra um sistema de 16 bits ou se comparado ao original lançado para o Mega Drive.

E já que tocamos nesse ponto, vamos falar da arte do jogo:
O sprite do personagem principal parece ter sido portado do Master System com menos riqueza de cores e o ambiente da primeira fase que é claramente inspirado na Green Hill Zone apresenta os itens como flores, plataformas e coqueiros na mesma dimensão que os jogos do Mega Drive, ou seja, o Sonic é minúsculo se comparado com uma flor ou um arbusto qualquer do cenário, no entanto, isso não seria problema já que o trabalho de arte foi impecável nesse sentido, tornando o jogo esteticamente muito bonito.

Sim, tudo isso seria suficiente pra achar o jogo bom, uma obra de arte, um avanço pra comunidade msxzistica que tivesse depois como finalidade estudar o chip de vídeo e desenvolver novos jogos baseados nos recursos bem explorados em "Sonyc". A questão é que: o esmero e cuidado que tiveram com a parte artística do jogo não tiveram com a jogabilidade. A jogabilidade está descaracterizada de tal modo que torna o jogo impraticável. Muitos largarão o jogo nos primeiros minutos por causa dessa falha, eu sei o que digo.

Sério, a jogabilidade foi feita nas "coxas". A única coisa que se salva a certo ponto, é a velocidade que você pode alcançar com o personagem mantendo a tecla space pressionada. O Sonic transforma-se numa bola de quicar.Veja aí mais uma prova de como a jogabilidade foi descaracterizada: Sonic não é uma bola de quicar nos jogos oficiais, com exceção do jogo Sonic Spinball e de fases específicas como Casino Night (Sonic 2) e Spring Yard Zone (Sonic 1). No entanto, é aí que você percebe como o scroll do jogo realmente foi aproveitado e talvez esteja aí realmente o maior mérito do desenvolvimento desse jogo. Ao mesmo tempo é de se perguntar: "Ta, mas e daí? O jogo é pra ser jogável ou pra mostrar as potencialidades maximizadas do scroll?"

Os problemas da jogabilidade não param por aí. Há tantos defeitos que estes chegam a irritar o jogador fazendo-o perder a vontade de terminar a fase. O sistema de rolagem do Sonic pelo chão é totalmente falho. Spin Dash então, nem lembraram de adicionar ao jogo, apesar dele ter sido lançado no fim dos anos 90. Os pulos também não são completos, Sonic transforma-se numa bola durante o salto, porém quando está caindo retorna à forma normal sendo atingido facilmente pelos adversários. As fases foram mal projetadas também. Sonic tem de subir plataformas distantes com seus pulos cheios de defeitos e coletar um certo número de esmeraldas escondidas na fase para chegar ao próximo nível. Não teria nada de mau nisso se a jogabilidade fosse decente. Mas não é, o que faz o jogador se irritar e lançar o teclado contra a parede.

A música é algo à parte. Suporta o Moonsound construído sobre o chip 0PL4 da Yamaha. No entanto, os temas em nada lembram as músicas clássicas da franquia oficial. Na primeira fase você pode achar que Sonic (ou Sonyc) é o rei do reggae pelo tema apresentado.O meu veredito final é que esse é um jogo decepcionante se você está procurando diversão ou desafio. O jogo só é difícil porque a jogabilidade é uma treva e é o que faz o jogo fracassar na sua função de entreter o jogador. Valeu o esforço, pena que tenha faltado boa vontade por parte dos seus criadores em torná-lo jogável.

Na página oficial os criadores colocaram um disclaimer proibindo o download do jogo em outro site que não o deles. No entanto, meu dever para com a comunidade MSXzistica é tornar o jogo acessível a todos porque nunca se sabe quanto tempo determinado site vai estar no ar, já que nada é pra sempre. Vai que amanhã ou depois eles resolvem tirar o site do ar, vocês já tem onde baixar, graças ao maravilhoso blog MSX GOLD ;)

Comentar


Pesquisar

Deixe o seu comentário

Nome

E-mail *

Mensagem *