Um dos mais famosos e superestimados jogos do MSX. Sim, muitos vão chiar com essa afirmação dizendo que esse jogo é um clássico e que é muito bem feito pra sua época e blábláblá, toda aquela baboseira que eu já conheço. Mas eu só to falando a verdade. Quem acha que esse jogo é um clássico não conhece os clássicos de verdade. Clássico é Sonic the Hedgehog, a série Doom entre outros que eu poderia listar.
Graficamente o jogo é excelente. A parte estética dá show de bola. Principalmente porque esse foi sim um jogo feito para o próprio MSX e não um daqueles ports medonhos que o MSX herdava do Spectrum desperdiçando o seu potencial. A jogabilidade também é muito boa. Os efeitos sonoros são decentes e a música é enjoativa mas gruda na cabeça. Enfim nada a reclamar quanto a isso. Mas não vou dizer que é uma obra de arte espetacular, que o MSX é antes e depois de Castle e essas coisas que todo FÃ (diminutivo de fanático) acha. Vejamos, o jogo supera bastante as expectativas de grande parte da biblioteca de jogos disponíveis para o MSX nessa época. Isso também não há como negar. As cores são muito bem usadas aqui, os personagens são bem desenhados e os objetos facilmente identificáveis. Ponto pra ASCII, fez um jogo decente, só não esperem que por essa razão eu vá me tornar um baba-ovo do mesmo.
Agora vamos falar do jogo em si depois de termos analisado com calma som e gráficos: Trata-se de um puzzle com plataformas, onde em cada tela do jogo deves resolver um quebra-cabeça diferente.A maioria dos puzzles têm de ser resolvido em sua maioria com o objetivo de alcançar as chaves (em determinadas salas elas estão em lugares que se tornam inalcançáveis antes da resolução do quebra-cabeça)para que ganhes acesso até a próxima sala. Tem que tomar cuidado com certas decisões que você toma, pois todas as chaves são contadas e algum deslize que você cometa e passe sem perceber, você perde todo o seu progresso. E perder o progresso tendo passado mais de 30 salas realmente é broxante.
Vamos ao contexto: Você é um princípe que adentra um castelo com a finalidade de resgatar a princesa que está presa. Esse castelo possui 100 salas.Cada sala que avanças possui um desafio diferente que requer racíocinio para ser solucionado, a medida que avanças no jogo os desafios vão se tornando mais difíceis e para resolver alguns você tem que dar algumas voltas no castelo passando por salas em que os enigmas já foram resolvidos e assim por diante. Algumas telas, principalmente as que representam o térreo do castelo, são aquáticas e tens que pegar o oxigênio para que não morras.
O jogo tem um nível de desafio acima da média concorrendo somente com alguns jogos espanhóis produzidos na época para o sistema. Hoje em dia o pessoal pode até achar que é um jogo que não tem nada demais e que qualquer um passaria pelos desafios de olhos vendados. Eu digo que é fácil ter esse tipo de pensamento na era do emulador. Na época em que foi lançado o jogo era gravado em cassete. Só que cada SAVE dado era uma vida perdida. Sim, não to brincando. E era interessante que fosse assim porque estimulava o desafio e a vontade de vencer o jogo.
Veredito final: É um bom jogo mas muito superestimado principalmente pelos usuários do micro MSX. Tratam-no como a oitava maravilha. Menos gente, bem menos ;)
O legal desse jogo é tudo menos o que foi dito no texto. O jogo é genial pela estrutura de resolução dos quebra-cabeças, não por gráficos e etc. Não sou fanático por nada nessa vida, muito menos por um jogo, mas achei que o texto o diminuiu mais do que devia. Quando fui comprar o jogo de criança, lá nos idos dos anos 80, perguntei para um garoto que estava na softhouse se o jogo era bom e ele disse: Não... é apenas um bonequinho que fica pegando tesourinhos. Não comprei o jogo, mas fiquei com raiva do menino depois que tive acesso a ele. Esse menino era você, não era?
Olá, Marcio.
Não, não era. Nos anos 80 meu pai comprava os jogos e eu não tinha essa autonomia, não saía com ele pra comprar jogos e nessa época eu não era muito consciente, tinha por cerca de 6 anos.